O Educandário Santa Maria Goretti foi fundado há mais de cinquenta anos, buscando, desde então, “educar para a cidadania”. Ao longo de todo esse tempo, o projeto pedagógico tem sofrido intensas transformações, sempre acompanhando os novos conhecimentos das Ciências Pedagógicas e as exigências da sociedade contemporânea.
A escola adota a concepção de aluno como cidadão e, sobretudo, como ser capaz e competente, cujas relações com o conhecimento serão intermediadas por um profissional capacitado e comprometido, que é o professor. Assim, rejeita o modelo de educação no qual o aluno limita-se a assistir aulas e a fazer exercícios mecânicos e descontextualizados.
É importante ressaltar, no entanto, que, apesar dos novos saberes, recursos e tecnologias continuamente incorporados, alguns valores têm permeado as ações realizadas no Educandário Santa Maria Goretti desde sua fundação até os dias de hoje. Dentre eles, o respeito integral a todos os alunos- tratados de forma democrática no sentido de receberem a mesma quantidade e qualidade de atendimento e oportunidades- desponta como o paradigma maior do trabalho realizado.
Nossa escola oferece toda a estrutura necessária – humana, física e tecnológica – a uma educação de qualidade, indispensável à formação de um profissional competente e um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, e, portanto, apto a alcançar seus objetivos e a contribuir para o crescimento de nossa Nação.
A escola adota a concepção de aluno como cidadão e, sobretudo, como ser capaz e competente, cujas relações com o conhecimento serão intermediadas por um profissional capacitado e comprometido, que é o professor. Assim, rejeita o modelo de educação no qual o aluno limita-se a assistir aulas e a fazer exercícios mecânicos e descontextualizados.
É importante ressaltar, no entanto, que, apesar dos novos saberes, recursos e tecnologias continuamente incorporados, alguns valores têm permeado as ações realizadas no Educandário Santa Maria Goretti desde sua fundação até os dias de hoje. Dentre eles, o respeito integral a todos os alunos- tratados de forma democrática no sentido de receberem a mesma quantidade e qualidade de atendimento e oportunidades- desponta como o paradigma maior do trabalho realizado.
Nossa escola oferece toda a estrutura necessária – humana, física e tecnológica – a uma educação de qualidade, indispensável à formação de um profissional competente e um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, e, portanto, apto a alcançar seus objetivos e a contribuir para o crescimento de nossa Nação.