Hoje em dia é assim: eu preciso, eu quero, eu vou. Cada vez mais a sociedade estimula crianças e adolescentes a ter atitudes individualistas, que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo. O jovem só se sensibiliza quando se sente parte de um grupo- a família, a turma da escola, a sociedade- e entende que, em cada um deles, sua presença e contribuição são importantes. Como a escola proporciona isso? Combinando o conteúdo curricular e a educação em valores e sentimentos, oferecendo aos alunos um caminho para reconhecerem a importância das atitudes positivas diante de si, dos outros e do mundo.

A educação em valores universais é a base da cidadania, pois desde cedo possibilita que as crianças saibam respeitar umas às outras, com suas diferenças raciais, religiosas e culturais. De um modo geral, educar para a cidadania implica na compreensão dos mecanismos geradores das injustiças sociais e ecológicas, pelas quais temos todos uma parcela maior ou menor de responsabilidade. Implica, também, rever a escola por meio das responsabilidades individuais e coletivas e do amor ao conhecimento.
Um bom começo para esta fundamentação pode ser a proposta de trabalho com os temas da ética e cidadania contemplados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Diante do exposto, justificamos a implantação do Projeto “Ética e Cidadania: A Escola como Espaço de Construção de Valores”, que tem como proposta a realização de atividades lúdicas junto aos alunos de 5° a 8° séries do nosso Educandário, buscando através das mesmas levar o aluno a refletir sobre a importância da afetividade, da ética e da cidadania na formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com os outros e com o planeta.